EMOÇÕES EQUILIBRADAS




Emoção é a reação a um estímulo ambiental.  Pode ser  relativa a fatores de bem ou não.  A diferença está na sua consequência, que são os sentimentos  que ela produz.

A emoção é circunstancial, enquanto os  sentimentos podem perdurar indeterminadamente.
Eles são o produto da racionalização após o evento desencadeador das emoções. 
Quando alguma esfera da vida da pessoa está em desequilíbrio, o resultado são  as emoções desajustadas, o que pode desencadear sentimentos variáveis, tornando a vida avivada ou frustrada, dependendo do teor desses sentimentos.
 É com os sentimentos que devemos aprender a lidar, pelo fato das emoções serem de fator surpresa. E então, mesmo que as circunstâncias difíceis não mudem,  a nossa atitude a respeito delas devem ser de acordo com a mente de Cristo, que, lá Getsêmani, ao sentir profunda tristeza pelo que estava prestes a passar, afastou-se para orar e perseverar em oração.
  Assim vamos encontrar um antídoto poderoso contra as toxinas dos sentimentos doentios,  oriundos das emoções desajustadas. Existe uma conexão entre maturidade espiritual e saúde emocional. Dificilmente alguém se torna maduro espiritualmente, sem passar pelo processo de amadurecimento emocional.
Quando todas as esferas da vida estão funcionando de maneira saudável e que honra a Deus, há um equilíbrio emocional e uma estabilidade que permitem superar as provações que possa enfrentar, embora, isso não signifique que a pessoa não vá ter, em algum momento, as emoções desajustadas; a questão é que, elas não mais dominarão a pessoa, pois o Fruto do Espírito prevalecerá, manifestando o Domínio Próprio.  Assim ela vai reconhecer suas fragilidades, confessar sua incapacidade de lidar com tal situação, confessar também sua dependência de Deus, então ela será fortalecida no Poder de Deus e na identidade  de filho amado.
Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem, de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. (Romanos 8:5-NVI)